A BMW Motorrad comemorou a abertura de sua primeira filial fora do país de origem, que se instalou no Brasil. A empresa, em cuja construção foram investidos mais de dez milhões de euros, vai especializar-se na produção de motos premium.
A cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, foi escolhida como local para a construção da usina. Para a empresa automobilística alemã, esta abertura será a primeira expansão significativa do ciclo de produção, o que permitirá posteriormente a conquista de novos mercados em todo o mundo.
O primeiro modelo de motocicleta a sair da linha de montagem brasileira será o BMW F 700 GS. Ele será seguido pelo 800 GS, 800 GS Adventure, 800 R e muitas outras modificações exclusivas.
A curto prazo, a empresa pretende produzir até dez mil unidades por ano, para isso, foram inscritos no estado cento e setenta e cinco funcionários, que irão cooperar com quarenta e cinco fornecedores. À medida que o ciclo de produção se expande, o número de funcionários e fornecedores pode aumentar significativamente, mas é muito cedo para falar sobre isso.
“A BMW Motorrad planeja expandir sua produção de motocicletas para novos mercados, aumentando assim os lucros da empresa e o progresso geral. Decidimos começar nossa jornada do Brasil. E realmente esperamos que corresponda às nossas expectativas e que nossa cooperação dure por muitos anos”, comentou o chefe da BMW Motorrad sobre a abertura da filial brasileira.
“Este ano conseguimos atingir todos os nossos objetivos: conquistar vários novos mercados, incluindo a abertura de uma nova produção de motocicletas no Brasil. Assim, esta fábrica já se tornou a segunda empresa que abrimos no território deste país. Assim, conseguimos penetrar gradativamente no mercado brasileiro, com o qual pretendemos cooperar por mais de uma dezena de anos. Agradecemos nosso parceiro brasileiro”, explicou o diretor executivo da BMW Motorrad no Brasil.
A área total da fábrica, que será especializada na produção de modelos exclusivos de motocicletas, é de dez mil metros quadrados. Ao mesmo tempo, a construção levou apenas nove meses. A empresa está equipada com máquinas modernas, que irão empregar trabalhadores altamente qualificados, com muitos anos de experiência na concepção e produção de motocicletas premium.
“A BMW Motorrad brasileira planeja expandir gradualmente a produção, esperamos que os consumidores apreciem o produto final, o que afetará o aumento gradual das vendas. Porque todos os componentes dos modelos serão fornecidos e montados no país, o que afetará o custo final do produto, e acho que os compradores irão apreciá-lo plenamente. Então, no final, nossas motocicletas vão encher o Brasil inteiro ”, disse o chefe do processo de produção da BMW no Brasil.